Para saber envelhecer e A amizade

Para saber envelhecer e A amizade

Aqueles que eliminam da vida a amizade, eliminam o Sol do mundo. Cícero era pensador eclético. Apresentava com didática apurada pontos de vista e ideias contraditórias e as submetia a uma reflexão crítica desarmada, exceção à condenação do materialismo de Epicuro e a exaltação da moral estoica. Saber envelhecer e A amizade são duas conversas que foram contadas a Cícero e registradas por ele em cartas a amigos. São clássicos da filosofia romana, por transcender a vida de seu autor e despertar interesse em todo tempo e lugar. - Clóvis de Barros Filho

A obra

Neste volume, estão contemplados dois dos tratados filosóficos de Cícero, sobre a velhice e sobre a amizade. No escrito filosófico sobre a condição humana, Cícero trata o envelhecimento e, em última instância, a morte de forma revigorante e esclarecedora. No tratado sobre a amizade, aprendemos sua crença de que a amizade verdadeira com alguém deriva de completa honestidade e confiança. Cícero valorizava muito a amizade e a vida como uma relação de benefício mútuo, na qual amigos fazem coisas uns pelos outros sem expectativa de retribuição.

Sobre o Autor

Marco Túlio Cícero (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

Considerado um dos maiores oradores da história romana, Marco Túlio Cícero participou de campanhas militares e foi advogado antes de ingressar na vida pública. Grande estudioso, foi o responsável por levar as ideias de Platão para Roma, criando até mesmo um vocabulário filosófico latino. Suas ideias republicanas eram contrárias ao período político instaurado na época por Júlio César e lhe renderam o status de inimigo do Estado. Assim, no ano de 43 a.C., foi assassinado e teve suas mãos e cabeça penduradas em frente ao Fórum Romano.

Detalhes do produto

  • Para saber envelhecer e A amizade 
  • Cícero (Autor), 
  • Fábio Meneses Santos (Tradutor)
  • Editora ‏ : ‎ Principis; Texto integral traduzido do inglês edição (20 junho 2021)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 96 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 6555525304
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 9786555525304
  • Dimensões ‏ : ‎ 22.4 x 15 x 0.8 cm


R$ 19,90
 

Aqueles que eliminam da vida a amizade, eliminam o Sol do mundo. Cícero era pensador eclético. Apresentava com didática apurada pontos de vista e idei...








Faça um Comentário?

ENVIO E FRETE

 ENVIO E FRETE

  • O Produto será entregue pelo correio. Logo depois da postagem lhe enviaremos o código de rastreamento.
  • O valor do frete é o mesmo para todo o território brasileiro.

Destaques