Primeiras trovas burlescas de Getulino

Primeiras trovas burlescas de Getulino

Os poemas de Luiz Gama reunidos em Primeiras trovas burlescas de Getulino, escritos três décadas antes da abolição da escravatura, trazem a beleza e o orgulho negro e expõem preconceitos que atingiam, e ainda ferem , milhares de negros e afrodescendentes, sobre os quais pesa o estereótipo da escravidão. Ao lado de Maria Firmina dos Reis, é considerado um dos precursores da literatura negra brasileira.

Publicado pela primeira vez em 1859, em São Paulo, com o pseudônimo Getulino, Luiz Gama (autor, editor e, acima de tudo, leitor) contrariava os membros da sociedade que acreditavam e perpetuavam a falsa concepção de que os negros tinham capacidade somente para trabalhos braçais. Esta obra, do período romântico, durante o qual o escravo surgia como personagem na poesia e no romance, coloca em evidência o autor negro, com sua narrativa combativa, que abriu caminho para Cruz e Sousa , Lima Barreto e para a literatura negra brasileira.

Sobre o Autor

Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu livre em 21 de junho de 1830 em Salvador, Bahia. Filho da africana negra liberta Luiza Mahin e de um fidalgo baiano de origem portuguesa, foi vendido pelo pai aos dez anos como escravo. Nessa condição, chegou a São Paulo, onde viveu oito anos nesse regime. Por seu próprio esforço, aprendeu a ler, conquistou sua liberdade, frequentou a faculdade de direito como ouvinte e defendeu negros escravizados, que precisavam de alguém ao seu lado que conhecesse a lei, libertando mais de quinhentas pessoas. Luiz Gama é mais conhecido como advogado dos escravos do que por seus poemas, visto que Primeiras trovas burlescas de Getulino é sua única publicação. Patrono da cadeira de número 15 da Academia Paulista de Letras, faleceu em São Paulo, em 1882.

Detalhes do produto

  • Primeiras trovas burlescas de Getulino 
  • Luiz Gama (Autor)
  • Editora ‏ : ‎ Principis; Texto integral edição (2 outubro 2021)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 160 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 6555522453
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 9786555522457
  • Dimensões ‏ : ‎ 15.5 x 0.8 x 22.6 cm


R$ 19,90
 

Os poemas de Luiz Gama reunidos em Primeiras trovas burlescas de Getulino, escritos três décadas antes da abolição da escravatura, trazem a beleza e o...




Faça um Comentário?

ENVIO E FRETE

 ENVIO E FRETE

  • O Produto será entregue pelo correio. Logo depois da postagem lhe enviaremos o código de rastreamento.
  • O valor do frete é o mesmo para todo o território brasileiro.

Destaques